Um dos cineastas mais imaginativos em atividade, o chinês Zhang Yimou sempre se deu bem ao lidar com dois modelos de drama. O primeiro modelo, do qual é notório, é visto em "O Clã das Adagas Voadoras" e "Herói", obras com espetaculares sequências de ação. O segundo modelo é visto em filmes mais intimistas, como o recente "A Árvore do Amor", em que os conflitos físicos são substituídos por diálogos e gestos delicados. Pois Zhang Yimou inventou de fazer uma mescla desses dois elementos que funcionam tão bem individualmente e pariu "Flores do Oriente", de longe o pior filme em toda sua carreira.
50% falado em inglês, 50% falado em mandarim, "Flores da Guerra" tem como personagem central John Miller (Christian Bale, em seu primeiro papel após o Oscar de melhor ator coadjuvante por "O Vencedor"), coveiro americano contratado para preparar o funeral de um padre em plena Segunda Guerra Sino-Japonesa. Beberrão como poucos, passa-se por padre para enganar o exército inimigo japonês e escapar desta situação com vida. John parece não processar o que acontece ao seu redor até o momento em que tem que proteger dois grupos. O primeiro é composto por estudantes, todas meninas na pré-adolescência. Já o outro grupo é composto por prostitutas, que ganham olhares desaprovadores das meninas por se refugiarem em um ambiente sagrado.
Inspirado em fatos, Zhang Yimou não compreende que a história é forte por si só. Prova isto fazendo um filme cujo pieguismo de inúmeras cenas o tornam simplesmente ridículo e de puro mau gosto. Em "Flores do Oriente", não é suficiente ver um jovem e ingênuo soldado morrer aos poucos. É preciso mostrar uma prostituta arriscando a própria vida buscando cordas para tocar tocar para este soldado a sua pipa antes dele definitivamente partir. Ainda pior é a conversão pouco convincente de John Miller em alcoólatra sem coração para o herói do dia. Sendo o filme mais caro já rodado na China, "Flores da Guerra" obviamente apresenta virtudes técnicas, mas esta grandiosidade é pequenina diante de tantos deslizes narrativos.
Título Original: Flores do Oriente | Jin líng shí san chai | The Flowers of War
Ano de Produção: 2011
Direção: Zhang Yimou
Roteiro: Liu Heng, baseado no romance de Yan Geling
Elenco: Christian Bale, Ni Ni, Tong Dawei, Xinyi Zhang, Tong Dawei, Atsurô Watabe, Shawn Dou, Tianyuan Huang, Yuan Nie, Shigeo Kobayashi, Takashi Yamanaka, Kefan Cao, Bai Xue, Hai-Bo Huang e Paul Schneider
Cotação: 
Gostar disso:
Seja o primeiro a gostar disso post.