Wednesday, May 16, 2012

Flores do Oriente « Cine Resenhas

The Story
Recently
Flores do Oriente « Cine Resenhas
May 16th 2012, 20:50

Um dos cineastas mais imaginativos em atividade, o chinês Zhang Yimou sempre se deu bem ao lidar com dois modelos de drama. O primeiro modelo, do qual é notório, é visto em "O Clã das Adagas Voadoras" e "Herói", obras com espetaculares sequências de ação. O segundo modelo é visto em filmes mais intimistas, como o recente "A Árvore do Amor", em que os conflitos físicos são substituídos por diálogos e gestos delicados. Pois Zhang Yimou inventou de fazer uma mescla desses dois elementos que funcionam tão bem individualmente e pariu "Flores do Oriente", de longe o pior filme em toda sua carreira.

50% falado em inglês, 50% falado em mandarim, "Flores da Guerra" tem como personagem central John Miller (Christian Bale, em seu primeiro papel após o Oscar de melhor ator coadjuvante por "O Vencedor"), coveiro americano contratado para preparar o funeral de um padre em plena Segunda Guerra Sino-Japonesa. Beberrão como poucos, passa-se por padre para enganar o exército inimigo japonês e escapar desta situação com vida. John parece não processar o que acontece ao seu redor até o momento em que tem que proteger dois grupos. O primeiro é composto por estudantes, todas meninas na pré-adolescência. Já o outro grupo é composto por prostitutas, que ganham olhares desaprovadores das meninas por se refugiarem em um ambiente sagrado.

Inspirado em fatos, Zhang Yimou não compreende que a história é forte por si só. Prova isto fazendo um filme cujo pieguismo de inúmeras cenas o tornam simplesmente ridículo e de puro mau gosto. Em "Flores do Oriente", não é suficiente ver um jovem e ingênuo soldado morrer aos poucos. É preciso mostrar uma prostituta arriscando a própria vida buscando cordas para tocar tocar para este soldado a sua pipa antes dele definitivamente partir. Ainda pior é a conversão pouco convincente de John Miller em alcoólatra sem coração para o herói do dia. Sendo o filme mais caro já rodado na China, "Flores da Guerra" obviamente apresenta virtudes técnicas, mas esta grandiosidade é pequenina diante de tantos deslizes narrativos.

Título Original: Flores do Oriente | Jin líng shí san chai | The Flowers of War
Ano de Produção: 2011
Direção: Zhang Yimou
Roteiro: Liu Heng, baseado no romance de Yan Geling
Elenco: Christian Bale, Ni Ni, Tong Dawei, Xinyi Zhang, Tong Dawei, Atsurô Watabe, Shawn Dou, Tianyuan Huang, Yuan Nie, Shigeo Kobayashi, Takashi Yamanaka, Kefan Cao, Bai Xue, Hai-Bo Huang e Paul Schneider
Cotação: 1 Star

Gostar disso:

Seja o primeiro a gostar disso post.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions